quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013 0:00

Blitz Urbana divulga lista de animais apreendidos e não recuperados

A Coordenação de Apreensão de Animais/Blitz Urbana, vinculada à Secretaria de Urbanismo e Habitação (Semurh), apreendeu 17 animais de tração no mês de janeiro durante o trabalho diário de fiscalização nos bairros. Hoje foi divulgada lista dos animais apreendidos durante as ações e que ainda não foram recuperados por seus proprietários.
Os mais comuns são cavalos, burros e jumentos, que são encaminhados para o Núcleo de Apreensão de Animais localizado numa área de estábulos reservada para a Prefeitura dentro da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).
De acordo com o Código de Postura do Município, o proprietário tem um prazo de 48 horas para requerer a devolução do animal mediante pagamento de multa que varia de 20 a 60% do valor do salário mínimo e de taxa de manutenção diária de R$ 10,53. Os interessados devem comparecer à Coordenação de Apreensão de Animais/Blitz Urbana, na avenida dos Franceses, s/n°, Alemanha (Complexo da Guarda Municipal).
Em caso de desistência, o animal pode ser leiloado ou doado por contrato de cessão e uso por instituições ou associações cadastradas. Ao adquirir um desses animais, o condutor associado assume o compromisso de não maltratar, cuidar e alimentar adequadamente.
Além disso, o animal continua sendo monitorado pela equipe da Blitz Urbana. “Se o animal cedido for encontrado outra vez em via pública ou for constatado maus-tratos, o condutor perde a cessão e o direito de um novo requerimento”, informou o coordenador de Apreensão de Animais, Danilo Cutrim Bezerra.
As apreensões são feitas a partir de denúncias feitas pelo telefone 0800 400 1010 ou por flagrantes pela equipe formada por médicos veterinários e técnicos. Após a captura e alojamento, são feitas a descrição e avaliação do estado físico do animal. A fiscalização tem como objetivo conter e evitar a presença de animais de médio e grande porte nas avenidas.
Outro trabalho realizado pela Coordenação de Apreensão de Animais/Blitz Urbana é o Serviço de Lotificação e Apreensão de Animais de Produção no Perímetro Urbano. Rebanhos de suínos, caprinos, ovinos, bovinos e bubalinos só podem ser criados na zona rural.

DATA DA APREENSÃO
TIPO DE ANIMAL
DADOS FENOTÍPICOS
SEXO