quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013 0:00

Blitz Urbana divulga lista de animais apreendidos e não recuperados

A Coordenação de Apreensão de Animais/Blitz Urbana, vinculada à Secretaria de Urbanismo e Habitação (Semurh), apreendeu 17 animais de tração no mês de janeiro durante o trabalho diário de fiscalização nos bairros. Hoje foi divulgada lista dos animais apreendidos durante as ações e que ainda não foram recuperados por seus proprietários.
Os mais comuns são cavalos, burros e jumentos, que são encaminhados para o Núcleo de Apreensão de Animais localizado numa área de estábulos reservada para a Prefeitura dentro da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).
De acordo com o Código de Postura do Município, o proprietário tem um prazo de 48 horas para requerer a devolução do animal mediante pagamento de multa que varia de 20 a 60% do valor do salário mínimo e de taxa de manutenção diária de R$ 10,53. Os interessados devem comparecer à Coordenação de Apreensão de Animais/Blitz Urbana, na avenida dos Franceses, s/n°, Alemanha (Complexo da Guarda Municipal).
Em caso de desistência, o animal pode ser leiloado ou doado por contrato de cessão e uso por instituições ou associações cadastradas. Ao adquirir um desses animais, o condutor associado assume o compromisso de não maltratar, cuidar e alimentar adequadamente.  
Além disso, o animal continua sendo monitorado pela equipe da Blitz Urbana. “Se o animal cedido for encontrado outra vez em via pública ou for constatado maus-tratos, o condutor perde a cessão e o direito de um novo requerimento”, informou o coordenador de Apreensão de Animais, Danilo Cutrim Bezerra.
As apreensões são feitas a partir de denúncias feitas pelo telefone 0800 400 1010 ou por flagrantes pela equipe formada por médicos veterinários e técnicos. Após a captura e alojamento, são feitas a descrição e avaliação do estado físico do animal. A fiscalização tem como objetivo conter e evitar a presença de animais de médio e grande porte nas avenidas.
Outro trabalho realizado pela Coordenação de Apreensão de Animais/Blitz Urbana é o Serviço de Lotificação e Apreensão de Animais de Produção no Perímetro Urbano. Rebanhos de suínos, caprinos, ovinos, bovinos e bubalinos só podem ser criados na zona rural.
 
 

DATA DA APREENSÃO
TIPO DE ANIMAL
DADOS FENOTÍPICOS
SEXO
08/01
Asinina Ruão
Ferro C no pescoço direito ED no direito
F
10/01
Asinina Cinza Rato
Cicatriz no pescoço do lado direito
F
10/01
Asinina Cinza Rato
Animal jovem, alopecias em membros
F
10/01
Equina Castanha
Estrela na testa, ferro TS na paleta direita
F
11/01
Equina
Frente aberta, espigos de milho nos flancos DE
F
14/01
Asinino castanho
Marca de ferro MPD (H) Orelha direita amputada
M
15/01
Asinina Cinza Rato
Alopecias em membros dianteiros
F
15/01
Asinina Ruã
Ponta da orelha direita cortada, ferro Jr no MPD
F
18/01
Equina Tordina
Marca de ferro MPE, animal castrado
M
18/01
Asinina Cinza
Marca de ferro tábua do pescoço D e E
F
24/01
Bovino CZ
Garrote, ferro no M.P.D (R)
M
28/01
Asinina Ruã
Ferro no pescoço do lado esquerdo e na paleta direita animal com cria
F
28/01
Asinina Cinza Rato
Calda cortada
F
28/01
Asinina Ruã
Escoriações
F
28/01
Asinina Ruã
Com pedaço de cabresto
F
28/01
Asinina Ruã
Marca de ferro indistinguível no pescoço direito
F
28/01
Asinina Ruã
Ferro no pescoço do lado direito
F

  • Compartilhe no Facebook

Acompanhe as notícias da Prefeitura nas redes sociais